quarta-feira, 17 de junho de 2009

Educação à distância e educação aberta.

Segundo José Manoel Moran existem três tipos de educação, neste caso seriam:

- Educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou à distância) e educação à distância (ou virtual).

Basicamente a educação à distância é um processo de aprendizagem no qual professores e alunos estão separados fisicamente em alguns momentos.
Normalmente as aulas são feitas por meios eletrônicos, substancialmente a internet, mas também pode ocorrer por telefone, televisão (vídeo-conferência), correios, entre outros.

A educação à distância pode ser feita nos mesmos níveis do que a educação regular, porém é mais aconselhável este tipo de educação para adultos, pois eles já têm uma experiência educacional mais longa do que as crianças.
Além do que os adultos já possuem um conhecimento sistemático acerca da pesquisa e aprendizagem.

O autor também acrescenta que o conceito de aula vem mudando com o passar do tempo.
"Hoje, ainda entendemos por aulas num espaço e num tempo determinado. Mas, esse tempo e esse espaço cada vez mais serão flexíveis".

Esse processo pode ser enriquecido com as novas possibilidades que a tecnologia proporciona:

"receber e rsponder mensagens dos alunos, criar listas de discussão, debater e pesquisar textos, páginas da internet".

Nesse processo, o professor tem como papel supervisionar e incentivar os alunos no processo de aquisição do conhecimento.

A educação aberta é um processo de aprendizagem sem regras por parte de quem ensina. Nesse tipo de educação, o aluno é quem escolhe os conteúdos que ele quer estudar, quando começa e termina o curso.

A educação aberta pode ser presencial ou à distância, permite flexibilidade de horários e tempo de estudo. Dessa forma, o aluno estuda de acordo com o seu tempo, seu ritmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário